terça-feira, 2 de setembro de 2014

Prática Deusa TARA - libertar emoções bloqueadas

 



Tara pode referir-se a: uma deidade do Budismo, uma entidade do Hinduísmo, a deusa-mãe da religião druídica, divindade marítica da mitologia polinésia, Taara ou Tharapita - deus no mitologia estoniana, etc.

A deusa Tara é talvez a mais óbvia deidade em comum em ambas as tradições Hinduísta e Budista. Na tradição Budista  Tara é a principal das Bodhisattvas femininas: um ser que viveu uma vez e fez um voto de ajudar todos os seres no futuro que clamarem por ela.

Os Bodhisattvas Budistas tem mais ou menos o mesmo papel que as deidades da tradição Hindu. Elas não são simplesmente grandes seres do passado, mas princípios cósmicos e definitivamente a própria consciência. Assim considerando Tara aparece como a forma Budista da Deusa Suprema, Mãe Divina, criadora, preservadora e destruidora dos mundos.

Similarmente, enquanto a Deusa Hindu é a Mãe cósmica muito além de qualquer necessidade de encarnação, como uma Bodhisattva ela assume formas para ajudar, ensinar ou salvar os seres. Ela está sempre presente por nós para requisita-la.     

Tara na tradição Budista ocupa um papel como a Maheshvari ou Mahadevi, a Grande Deusa e Mãe dos mundos no Hinduismo. Ela representa geralmente o poder feminino e possui várias formas diferentes. Por outro lado, a figura de Tara na tradição Hindu não é tão comumente mencionada como as deidades Lakshmi, Kali, Durga, Parvati, ou Sarasvati.

Tara é geralmente interpretada como uma das formas de Durga, que frequentemente representa a própria Mãe Suprema. Assim como Durga-Tara podem ser representadas como as Deusas supremas para ambos Hindus e Budistas.

 

A palavra Tara é um termo sânscrito antigo. Ocorre primeiramente no Yajur Veda (um antigo texto da era pré-Budista) no masculino como um nome para o Senhor Shiva como o que salva ou retira-nos das trevas e sofrimento.

Retirado de: <http://ayurveda-br.com/index.php?subaction=showfull&id=1170168805&archive=&start_from=&ucat=14&l=br> 31/08/2-14

Tara está relacionada com alegria, cura e energia. É o feminino associada também a dança e a água corrente. A água simboliza o emocional.

Considerando traduções mais literais TARA é aquela que liberta, aquela que nos conduz pelo oceana de sansara ou roda das reencarnação, que nos guia no oceano dos carmas.

A vibração de TARA é associada a água corrente – porque vida é movimento. Auxilia a expressar os sentimentos e emoções bloqueados na mente e no corpo.

Para evocar a vibração de TARA a fim de vivenciar a alegria, a libertação emocional deve-se entoar o mantra OM TARE TUTARE TURE SOHÁ.

Prática
Visualizar um flor de qualquer tipo, tamanho ou cor flutuando no alto da cabeça.

Desta flora desce uma emanação de luz branca que entra pela cabeça e flui por dentro do corpo invadindo o peito e permeando o chacra cardíaco e o coração.

Variação 1 - Esta prática é simples e deve também ser praticada embaixo do chuveiro. Você pode ainda estender a prática a um dos sete chacras principais. Você efetua toda explicação sobre a flor ao alto da cabeça e a emanação entoando o mantra citado e em seguida pode focar qualquer um dos sete chacras.

Variação 2 – Você pode efetuar a prática tomando um chá sem cafeína. Tome o chá de olhos fechados o tempo inteiro até o fim e imagina que o chá é a TARA e suas energias de alegria, movimento, libertação e cura descendo por seu esôfago.

Variação 3 – Ao tomar um copo d’água, você energiza a água pensando no mantra citado e o bebe em seguida. Você pode fazer a mesma coisa no galão de 20 litros da recepção de seu consultório terapêutico – legal esta - mas faça todos os dias para reforçar ao entrar no consultório. Serve para fazer com os galões do local de trabalho e de casa também, claro.

Variação 4 – pegue uma tigela com água. Concentre-se ou no mantra ou na flor conforme explicado. Imagine os males em você indo para a água na tigela e depois jogue tudo fora num vaso e dê descarga e lave bem a tigela imediatamente após a práticas.

Variação 5 – quando estive efetuando qualquer exercício físico, pode ser caminhando, correndo ou mesmo numa academia de ginástica. Você vai suando e concentre-se em TARA ou no mantra ou ambos – não precisa da flor. Enquanto transpira imagine todos os males saindo de você. Não tem mais desculpa para falta de tempo.

Variação 6 – Está em frente a um riacho, cachoeira, rio ou mar? Ouça o som deles de olhos fechados e entoe o mantra projetando-o para dentro de seu corpo.

Desejo que esta prática o ajude e a muitas outras pessoas. Se acreditar que pode ser útil as pessoas e a humanidade, então divulgue-a, leve para seu grupo e para seus amigos da internet.

Deixamos aqui nossos vídeos de sintonia com a Mãe Divina:
Dalton e Andréa – www.consciencial.org


Por Dalton, Consciencial.org

http://www.consciencial.org/textos/88-praticas-bioenergeticas-meditacao/1147-libertar-emocoes.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário