quinta-feira, 2 de maio de 2013

Reflexologias Diversas


  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiu_oz1D8qLCe94FWUh4Yzknj2tDtu7PgLsjnsLVR_blBzblBi6wi6kj5aPNXXWtU4udekvj1LKRMh9AWAVQxLs4x3m4bOgfxLNdH1UjJBAqjuZuU2EfmUtmMvSbPb3xowmE2Ovgcnw3I4/s1600/reflexologia-6.jpg
  A REFLEXOLOGIA é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica no campo da medicina complementar. A REFLEXOLOGIA é uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico. É também uma arte porque muita coisa depende da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento.
A REFLEXOLOGIA podal é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostas num arranjo similar ao dos pés. Fenômeno da representação microcósmico de partes do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris do olho, na face, na orelha, na coluna e nas mãos. Todavia, as áreas correspondentes dos pés são mais específicas, tornando mais fácil trabalhar com elas.
A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor. A meta da REFLEXOLOGIA é o retorno da harmonia. O passo mais importante para isso é reduzir a tensão e induzir o relaxamento.
O relaxamento é o primeiro passo da normalização. Quando o corpo está relaxado, o tratamento é possível. A massagem profissional dos pés vai mostrar quais partes do corpo estão fora de equilíbrio e, portanto não estão funcionando eficientemente. Pode-se então ministrar o tratamento apropriado para corrigir esses desequilíbrios e fazer o corpo retornar a um estado ótimo de saúde.
A massagem reflexa dos pés é útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças. Problemas de saúde podem ser detectados precocemente e o tratamento ministrado para prevenir o desenvolvimento de sintomas mais sérios.
A REFLEXOLOGIA pode ser considerada o equivalente a uma regulagem, um ajuste do corpo. O reflexologista não cura - somente o corpo é capaz de fazê-lo. Mas a REFLEXOLOGIA ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma superativa, (simpático e parassimpático). Ela é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente. Como todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo. Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram que a REFLEXOLOGIA atua em diversos níveis: fisiológico, psicológico e espiritual.
 

Objetivos

A REFLEXOLOGIA tem como objetivo corrigir os três fatores negativos implicados no processo das doenças: congestão, inflamação e tensão (Norman, 1991). Quando se fala em tensão, devemos lembrar que não se apresenta independente das emoções e sentimentos, ou seja, uma tensão também diz de uma parte psicológica a ser cuidada. Portanto a REFLEXOLOGIA é de grande auxílio nas psicoterapias trazendo material importante ao psicoterapeuta principalmente os de abordagem corporal e transpessoal.
Temos que lembrar que nossos pés suportam nosso peso durante todo o dia, portanto estão submetidos a uma pressão muito grande e sobretudo com sapatos não adequados, fazendo com que haja um desequilíbrio no nosso eixo de sustentação. Mexendo com todos os nossos músculos e articulações, mudando a nossa postura. Assim, podemos compreender o quanto a Reflexologia pode ser útil aos tratamentos.
Normalmente as pessoas sentem muitas dores nos pés e sofrem numa constante tentativa de adaptação refletindo esta tensão aos músculos, principalmente nos joelhos e ombros aumentando assim a fadiga e irritabilidade. Abusamos de nossos pés, visto quanto bem nos faz, ficar com os pés livres, após um dia de trabalho. Reflexos sensíveis à dor indicam quais partes do corpo estão congestionadas. Essa avaliação diz respeito apenas a partes do corpo "fora de equilíbrio", e não a distúrbios específicos. É importante ter consciência disso.
Os reflexologistas não praticam medicina. Esse é o domínio dos médicos licenciados. Os reflexologistas nunca diagnosticam uma doença, nunca tratam uma doença específica nem prescrevem ou ajustam a dosagem de medicamentos.
A REFLEXOLOGIA ajuda a eliminar problemas causados por doenças específicas. Ao trazer o corpo de volta a um estado de harmonia, o tratamento reflexológico pode combater diversas doenças. A REFLEXOLOGIA relaxa tensões, melhora a circulação sangüínea, oxigenação e o sistema nervoso, ajudando a equilibrar o organismo naturalmente.
 
  http://heridamc.files.wordpress.com/2011/10/pes_completo.gif
 
 
 
 
         A Reflexologia podal é uma técnica que utiliza a pressão e massagem dos pés em pontos específicos que refletem em todas as partes do corpo, e assim como todas as técnicas orientais, ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo e, suas manobras têm por objetivo dissipar os bloqueios de energia no corpo.
A REFLEXOLOGIA Podal é a técnica que busca nos pés, áreas doloridas que como na Zonoterapia, refletem o corpo humano por inteiro. Através de estímulos nestas áreas, obtêm-se resultados que vão desde o alivio de pequenos desconfortos e dores até a eliminação de certos distúrbios em varias partes do corpo.
 

Teorias que procuram explicar a REFLEXOLOGIA:

 

1. Produção de cristais:-

Devido a grande quantidade de sangue que passa pelos pés, podem ocorrer obstruções entre os 26 ossos dos pés, que coincidiriam com as Zonas reflexas do Corpo. O próprio peso, o sedentarismo e o não andar descalço podem contribuir para isso por permitir o aparecimento de cristais, os quais impediriam o livre fluxo da circulação provocando as doenças. Com a eliminação destes cristais o indivíduo ficará saudável.
 

2. Medicina Tradicional Chinesa:

A MTC afirma: “Quando ocorrer uma estagnação no Ki (Energia Vital) o organismo manifestará este distúrbio como doença ou dor. Através de movimentos de sedação ou tonificação em pontos e zonas dos pés, poderá ser liberada e equilibrada a circulação desta energia”.
Os pés são riquíssimos em terminações nervosas, alocadas de tal forma que correspondem em sua topografia local a uma representação fiel de cada parte que compõem o corpo por inteiro. Da área motora do SNC, impulsos são codificados e enviados em forma de descarga elétrica para que o organismo desempenhe suas funções normais.
Quando da debilidade ou dificuldade funcional de um tecido ou órgão, a resposta ao estímulo dado provoca pequenos “curtos circuitos” que são captados e registrados em várias terminações nervosas concentradas em áreas ou zonas reflexas, deixando-as mais ou menos sensíveis (dependendo da gravidade e tempo decorrente da debilidade ou dificuldade funcional existente). Ao localizar essa área e tocar nestas terminações teremos vários tipos de sensações doloridas. Estas sensações variam desde uma alfinetada até uma sensação de osso esmagado.
A técnica da REFLEXOLOGIA (manuseio e uso de pressão), possibilita não só a avaliação da intensidade e natureza do problema manifesto bem como através de ação apropriada, provocar um estímulo na região da debilidade ou dificuldade funcional existente. Assim, cada célula na região debilitada, mesmo distante, poderá reagir a estes estímulos e passará a trabalhar melhor para a própria manutenção.
Como resposta, haverá um aumento no poder de absorção de nutrientes, um favorecimento a limpeza intersticial e desobstrução dos impedimentos responsáveis pela enfermidade. Os estímulos dados nas terminações nervosas dos pés, chegam ao cérebro por meio de canais aferentes, são codificados e enviados aos órgãos, tecidos e células pelos canais eferentes, até as terminações nervosas celulares.
 
Uma matéria bastante interessante e curiosa retrata todas as características psicológicas de uma pessoa através de detalhes de seus dedos dos pés. A técnica da reflexoterapia tem sido usada por médicos, fisioterapeutas e psicólogos  no que tange ao conduzir seu paciente ao auto-conhecimento.

Dedos murchos ou cheios: Os dedos murchos indicam bloqueio das emoções, vejamos um exemplo, o dedão do pé direito, que é associado à alegria, quando murcho significa apatia, dificuldade de sentir prazer, entende? Se for o dedão do pé esquerdo, o da tristeza, que está murcho, isso significa que a pessoa não está conseguindo vivenciar suas tristezas, ou seja, anda anestesiada. O contrário, dedo cheio e duro, indica vitalidade, disposição e entusiasmo.
Dedos pontiagudos:  Os dedos nesse formato expressam ansiedade e tensão. Se, por exemplo, o dedo pontiagudo for o que representa a criatividade da pessoa (ver tabela), é uma indicação de imaginação reprimida. É necessário liberar a criatividade, por em prática idéias.
Dedo de formato arredondado: Esse formato no dedo indica que indivíduo é diplomático e amigável.
Protuberância na raiz do dedão do pé (joanete): Quando a protuberância for acentuada, indicam que a pessoa colocou seus próprios sonhos em segundo plano, seus desejos pessoais estão subordinados aos de outras pessoas. Vamos corrigir esse defeito.
Dedo em forma de garra: Pessoa fechada e introspectiva, essa forma representa dificuldade de falar de si mesmo. Representa também as seguintes características em sua personalidade: obsessividade e controlador.

Em vídeo de uma matéria publicada pela Globo.com (programa Mais Você), o especialista Osni Tadeu revela algumas características da personalidade de alguns artistas:
Dentre suas explicações, revela algumas curiosidades:
- A joanete ‘nasce’ em pessoas que levam mais em consideração o interesse dos outros do que os seus, ou seja, são pessoas que normalmente ‘vivem para os outros’ e esquecem de si mesmas;
- Um calo em cima do dedo anelar do pé esquerdo (dedo do amor) significa alguma mágoa de amor ainda não superada;
- Colocando algo reto (como um livro ou uma régua) rente aos seus dedos de um dos pés: Se o ‘dedão’ ficar muito distante do objeto (enquanto os outros não), significa que essa pessoa é impaciente, aprende rápido, mas não tem paciência para o tempo do outro. Caso esteja junto ou muito próximo do objeto, significa uma pessoa calma, que sabe respeitar o tempo do outro.
Uma mudança de comportamentos e sentimentos, conseqüentemente, muda a estética de seus pés. Será mesmo?

* OSNI TADEU LOURENÇO, reflexoterapeuta dsde 1992, é professor de Reflexoterapia e especialista em leitura da personalidade pelos pés (método holandês do Prof. Imre Somogy). É representatne oficial no Brasil da Foundation for Fundamental Dactylogical Reading, presidente – fundador da Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Afins. Fundou no Brasil, o IOR – Instituto Professor Osni de Reflexologia e Pesquisa (fonte: Ipetrans).

A Reflexologia facial

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0RDclKi33xGhB9JnxPuavgyXIgE0jdkFZmSDJLUnSSCo1NwjD2XsSSSXGkHhdOfrl6gZ2hyd6gaRcQIJ6uAC1sT6Uxp2CbKOZcMHtykE_BG5BszM4fDvbrnELXhOFTJj9t8zO_-kAWxJ8/s1600/mapa_de_reflexologia_facial.jpg



A reflexologia Facial é uma  técnica que promete prevenir, diagnosticar e tratar problemas de saúde através da estimulação do rosto.
STRESS, INFERTILIDADE, problemas musculares, hormonais, psicológicos, emocionais e, até, problemas neurológicos.
São inúmeras as áreas de aplicação da reflexologia facial, uma técnica terapêutica criada há cerca de 30 anos pela dinamarquesa Lone Sorensen, que atualntente dirige o Insituto de Reflexologia Facial Internacional, uma instituição de ensino autorizada pelo Ministério da Saúde da Catalunha.
Com escolas em mais de 20 países, incluindo Argentina, Japão, Estados Unidos da América e Dubai, chega agora a Portugal, com formações dirigidas a terapeutas e pais.

DO ROSTO AO CÉREBRO

O fundamento da reflexologia facial é o mesmo que o da reflexologia podal: «Ambas estimulam as terminações nervosas, desencadeando reações físico-químicas em células nervosas e neurónios que fazem a condução elétrica até ao cérebro».
No entanto, a estimulação da face é mais vantajosa, explica Lone Sorensen: «O impulso gerado é muito mais forte ao chegar ao cérebro, porque as terminações nervosas não só estão mais perto deste órgão, como os impulsos têm o dobro da velocidade e são mais eficientes do que os gerados pela estimulação dos pés».
O enfoque, acrescenta a especialista, «está no que se passa no interior do organismo», com o objetivo de atuar sobre as causas: «Nem sempre podemos curar, mas pelo menos conseguimos dar melhores condições de vida».
VISÃO HOLÍSTICA
O método combina medicina oriental, técnicas de acunpuntura e neuroanatomia. Estas «técnicas básicas» são combinadas com 14 «adicionais», como o método Yamamoto, que Lone Sorensen refere ter aprendido com «um médico japonês especializado em danos cerebrais» em que são colocadas 16 agulhas sobre cada ponto estimulado.
A complementaridade, afirma, é uma garantia de eficácia: «As técnicas reforçam—se mutuamente porque uma atua no sistema respiratório, outra no circulatório, outra no sistema nervoso central, enquanto se aplicarmos uma que só atua num sistema e o bloqueio estiver noutro, não obtemos resultados».
 Para além de tratar, o objetivo é prevenir doenças e avaliar o estado de saúde global, por exemplo, identificando nódulos cujas diferentes configurações podem, segundo a criadora da reflexologia facial, ser associadas a diferentes tipos de desequilíbrios.

MÉTODO PARA CRIANÇAS
 
Sorensen desenvolveu também a «tempranoterapia», um método dirigido a crianças que combina reflexologia facial, podal, manual, muscular, bem como terapia de escrita e de leitura.
Dificuldades de aprendizagem, hiperatividade, dislexia e agressividade são aplicações possíveis, bem como deficiência mental, danos cerebrais traumáticos e autismo.
Já disponível em países como Finlândia, Suécia e Dinamarca, chegará em breve a Portugal, através de formações dirigidas aos pais: «E feito um plano adequado a cada criança e a família aprende a executar as combinações necessárias para atuar na zona do cérebro desejada»

Reflexologia nas mãos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZTdjwRhkbyAJ978LcRAKmiIIhVOkwQupHKhczjI0GXl41EqOlUVjFe0TtanpPyIz0i8ANOfF-ZVxd-B-GravgaGhbdhW-jVw3erc5rRG8zg2bktfLCwjetkbFc1ye67PrySVStJ-nfvmG/s1600/reflexo13.jpg

Acredita-se que o ser humano possui pontos reflexivos de todos os órgãos e sistemas do corpo humano "espelhados" nesses lugares. Ou seja, eles refletem em escala menor o órgão em si, sendo possível tratá-lo e curá-lo através da análise desse local e de terapia aplicadas ou da medicina convencional.

Reflexologia Auricular
 

A acupuntura auricular, com o uso de sementes, cristais ou agulhas, utiliza o mapa do corpo humano refletido na orelha, para tratar e curar os órgãos internos do corpo humano, de forma menos agressiva, auxiliando a cura e o tratamento do órgão doente. 
 
Iridologia ou Iridodiagnose
 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTnRAZA7dXgBjbc_Mrz_UgakyFoRiwoNi9BGZsGqGwv-Hm97EU3pPBLQwCoxqC3bSIP8hXt3yYVi-zi8oVTe0iVQnAZvjp177AYQ9BZccv1foov7LtSCw7s9G4XO8NLMVq4PSwgk4N-Mch/s1600/iris.jpg
 
Na medicina natural e alternativa, a iridologia é uma forma de diagnóstico realizada através da observação da íris, uma das estruturas mais complexas do corpo humano. Os historiadores apontam para a existência desta prática já na antiga China e Grécia, tendo sido divulgada e aperfeiçoada com mais afinco desde o século XVII.

Os olhos são as janelas do corpo?

Os iridologistas acreditam que, através da análise da íris, é possível fazer um check-up do nosso estado de saúde, descobrindo eventuais desequilíbrios. O corpo transmite à íris, através de sinais, marcas, alterações de cor e de padrões, um quadro clínico físico e/ou emocional da pessoa em questão. Uma técnica holística que permite “olhar para dentro do corpo” e verificar o funcionamento do organismo, descobrir quais as zonas mais fortes e quais aquelas que estão sobrecarregadas com toxinas. Porém, importa esclarecer que a análise iridológica não determina se uma pessoa sofre de determinada doença intestinal, por exemplo, mas alerta para a existência de alguma instabilidade ou inflação nesse órgão. Apresenta-se, acima de tudo, como um método de diagnóstico precoce e de prevenção, revelando a origem do mal-estar físico, psíquico ou emocional.
http://www.exerciciosdevida.com.br/wp-content/uploads/2012/06/iridologia.jpg
 
Jensen (americano) desenvolveu um mapa onde nele está indicada a posição relativa de cada órgão representado na íris. A íris direita representa os órgãos que estão localizados do lado direito do corpo e a íris esquerda os que estão localizados do lado esquerdo. Por exemplo: o fígado está representado na íris direita, o baço na íris esquerda. Já a tireóide está representada nas duas íris. A íris representa todas as partes do organismo em sua topografia.
Isso é possível graças ao Sistema Nervoso Autônomo, formado por duas cadeias nervosas: o simpático e o parassimpático. Eles enervam todas as partes do organismo e levam até o cérebro impulsos sobre a situação da cada região (Sistema Nervoso Central) e também até a íris, onde essas impressões ficam registradas.
Enquanto o método de Bernard Jensen nos possibilita analisar a íris do ponto de vista orgânico, o método Rayid, desenvolvido por Denny Johnson, nos possibilita entender as complexidades da mente humana que molda e dá forma às nossas personalidades e relacionamentos. Com ele pode-se conhecer os tipos psíquicos, bem como introversão e extroversão, além da predominância cerebral.
O método Rayid reconhece 4 padrões, sendo 3 padrões básicos: Flor, Joia e Corrente e um quarto padrão chamado de Agitador, que é uma combinação dos padrões Flor e Joia.

             
Flor/Emocional – Ar

Joia/Mental – Terra

 
Corrente/Sinestésico – Ar

Agitador/Ponta de Lança – Fogo

As pessoas que apresentam muitas fibras abertas na íris, que chamamos de pétalas, estão no padrão Flor. São emocionais, espontâneas, observadoras, fazem muitos gestos e aprendem ouvindo. São criativas. Geralmente tem habilidades para música, artes, etc.
Identificamos o padrão Jóia através de pigmentação específica na íris. é como se tivesse caído um pingo de tinta sobre a íris. Uma mancha marron. Esse padrão indica uma pessoa intelectual, com muito talento para a análise e verbalização, mas pouca flexibilidade para mudanças.
Identificamos um padrão Corrente quando a íris tem suas fibras penteadinhas, com poucos sinais. A palavra que melhor descreve o Corrente é sensibilidade – sensibilidade física, mental e intuitiva. Ela é como um imã para tudo que funciona a sua volta. Imagine um Corrente com milhares de bigodes de gato tateando em todas as direções. A menor mudança ou incidente é imediatamente sentida por ele, que é sempre “to” por tudo. O corrente é um radar ambulante.
Já o tipo Agitador é identificado por possuir uma combinação dos sinais dos padrões Flor e Jóia. São extremistas. O padrão clássico do Agitador é o grande sucesso e o grande fracasso. A dedicação e a lealdade são as suas marcas. Em geral são inventores, exploradores ou motivadores. Eles são entusiastas. Podemos dizer que vieram para mudar o mundo.
O corpo informa, claramente, as nossas fragilidades / potencialidades e a Irisdiagnose é uma excelente ferramenta para identifica-las. A Irisdiagnose, como ferramenta de pré-diagnose, possibilita ao profissional agir de forma preventiva e corretiva utilizando fitoterapia, acupuntura, cromoterapia, psicologia , alopatia, dependendo da sua habilitação/especialização (médico, psicólogo, terapeuta, psicoterapeuta, fitoterapeuta, entre outros). é também importante ressaltar que a iridologia não substitui exames laboratoriais, mas facilita na sua escolha.
ttp://www.exerciciosdevida.com.br/servicos/irisdiagnose/
 
Sobre todos esses contextos é sabido que,  se você sente qualquer tipo de dor aguda na palma das mãos ou dos pés e também no pavilhão auditivo, isso pode ser sinal de algum distúrbio em algum órgão interno e é bom investigar essa dor. Nos olhos costumam surgir manchas, que é indicativo de alguma anomalia... As doenças mais simples podem ser tratadas com massoterapia, acupuntura, reiki, shiatsu, fitoterapia, entre outras práticas da Terapia Holística. E as doenças mais graves devem ser tratadas pelos profissionais competentes dentro da medicina e paralelamente com a medicina complementar.


Vale a dica!!!

Um comentário: