ASATO MÃ SAD GAMAYA
TAMASO MÃ JYOTIR GAMAYA
MRITYOR MÃ AMRTYUM GAMAYA
OM SHANTIH, SHANTIH, SHANTIH
TAMASO MÃ JYOTIR GAMAYA
MRITYOR MÃ AMRTYUM GAMAYA
OM SHANTIH, SHANTIH, SHANTIH
PRONÚNCIA
A-SSA-TO-MÁ SÁD GAMAYÁ
TAMA-SSO MÁ DIO-TIR GAMAYÁ
MRI-TIOR MÁ-AMRITÃM GAMAYÁ
OM CHANTI, CHANTI, CHANTIÍ.
A-SSA-TO-MÁ SÁD GAMAYÁ
TAMA-SSO MÁ DIO-TIR GAMAYÁ
MRI-TIOR MÁ-AMRITÃM GAMAYÁ
OM CHANTI, CHANTI, CHANTIÍ.
O SIGNIFICADO
DO IRREAL, GUIE-ME AO REAL
DAS TREVAS, GUIE-ME À LUZ
DA MORTE, GUIE-ME À IMORTALIDADE.
OM PAZ, PAZ, PAZ.
"Essa é a oração que um buscador de verdade pode fazer: “Conduza-me do irreal,guie-me ao real; das trevas, guie-me à luz; da morte para a imortalidade”. Em outras palavras, conduza-me do veneno para o néctar; do falso para o real. Ela também pode significar: Oh senhor! Venha e habite meu corpo, minha mente, meu intelecto e meu coração, de forma que ninguém possa dizer que somos diferentes. Que eu seja Um contigo; que cada palavra que saia da minha boca, seja a expressão do Teu santo verbo; que cada ato por mim praticado seja a expressão da Tua santa vontade.
Mover-se em direção ao real significa mover-se em direção ao testemunhar; tornar-se uma testemunha passiva que somente assiste o fluxo divino passando pelo corpo. Testemunhar passivamente significa não julgar, conceituar, classificar ou interpretar.
O Eu consciente se torna uma testemunha passiva de Sachcha, a verdade total, a deidade universal, ou ainda o Eu divino que, às vezes, eu chamo de amor. Mover-se em direção ao real, significa tornar-se um canal puro. Um canal puro é um canal sem interferências geradas pela identificação com o que está acontecendo (que é quando a mente assume o comando e começa a julgar, classificar e interpretar o fenômeno).
Tornar-se um canal puro, significa tornar-se vazio. O Arjuna interno, que é o ego consciente, somente observa o que se passa, mas não interfere. Isso é o mesmo que seguir o fluxo da existência; é o mesmo que permitir que o rio flua em direção ao oceano, porque esse fluxo que passa por você é um raio que se move em direção à totalidade; um raio de afirmação que se move em direção a tudo o que é alegre, positivo, próspero e construtivo; que se move em direção à união.
Nesse momento, sabemos claramente que essa é a direção da nossa prece. Sabemos que não há outro pedido a ser feito. Porque, intelectualmente, já foi possível concluir que estamos aqui para transitar desse estado de separação e isolamento, para o estado de união; do egoísmo para o altruísmo; do medo para a confiança; do ódio para o amor. Sendo assim, essa oração é perfeita.
Porém, quando esse trânsito começa de fato a acontecer, as coisas podem não ser tão simples. Quando, de fato, o Divino começa a querer te pegar; quando você sente esse raio de afirmação passando por você e levando-te em direção à união; quando você sente as suas águas internas se movendo em direção ao oceano. Talvez não seja tão simples.
É isso que está acontecendo a nós quando cantamos, oramos... E profundos e belos ensinamentos são transmitidos. Mas, na verdade, isso é somente a superfície do que está acontecendo. O que está acontecendo é um fenômeno que vai além das palavras, e que se dá no nosso encontro, que acontece no espaço de silêncio entre elas. Esse fenômeno pode ser traduzido em purificação de karmas e amskaras, ou seja, no apagar dos rastros deixados por você, para que você realize o que esse mantra significa; para que você possa, de fato, unir-se ao Real."
DO IRREAL, GUIE-ME AO REAL
DAS TREVAS, GUIE-ME À LUZ
DA MORTE, GUIE-ME À IMORTALIDADE.
OM PAZ, PAZ, PAZ.
"Essa é a oração que um buscador de verdade pode fazer: “Conduza-me do irreal,guie-me ao real; das trevas, guie-me à luz; da morte para a imortalidade”. Em outras palavras, conduza-me do veneno para o néctar; do falso para o real. Ela também pode significar: Oh senhor! Venha e habite meu corpo, minha mente, meu intelecto e meu coração, de forma que ninguém possa dizer que somos diferentes. Que eu seja Um contigo; que cada palavra que saia da minha boca, seja a expressão do Teu santo verbo; que cada ato por mim praticado seja a expressão da Tua santa vontade.
Mover-se em direção ao real significa mover-se em direção ao testemunhar; tornar-se uma testemunha passiva que somente assiste o fluxo divino passando pelo corpo. Testemunhar passivamente significa não julgar, conceituar, classificar ou interpretar.
O Eu consciente se torna uma testemunha passiva de Sachcha, a verdade total, a deidade universal, ou ainda o Eu divino que, às vezes, eu chamo de amor. Mover-se em direção ao real, significa tornar-se um canal puro. Um canal puro é um canal sem interferências geradas pela identificação com o que está acontecendo (que é quando a mente assume o comando e começa a julgar, classificar e interpretar o fenômeno).
Tornar-se um canal puro, significa tornar-se vazio. O Arjuna interno, que é o ego consciente, somente observa o que se passa, mas não interfere. Isso é o mesmo que seguir o fluxo da existência; é o mesmo que permitir que o rio flua em direção ao oceano, porque esse fluxo que passa por você é um raio que se move em direção à totalidade; um raio de afirmação que se move em direção a tudo o que é alegre, positivo, próspero e construtivo; que se move em direção à união.
Nesse momento, sabemos claramente que essa é a direção da nossa prece. Sabemos que não há outro pedido a ser feito. Porque, intelectualmente, já foi possível concluir que estamos aqui para transitar desse estado de separação e isolamento, para o estado de união; do egoísmo para o altruísmo; do medo para a confiança; do ódio para o amor. Sendo assim, essa oração é perfeita.
Porém, quando esse trânsito começa de fato a acontecer, as coisas podem não ser tão simples. Quando, de fato, o Divino começa a querer te pegar; quando você sente esse raio de afirmação passando por você e levando-te em direção à união; quando você sente as suas águas internas se movendo em direção ao oceano. Talvez não seja tão simples.
É isso que está acontecendo a nós quando cantamos, oramos... E profundos e belos ensinamentos são transmitidos. Mas, na verdade, isso é somente a superfície do que está acontecendo. O que está acontecendo é um fenômeno que vai além das palavras, e que se dá no nosso encontro, que acontece no espaço de silêncio entre elas. Esse fenômeno pode ser traduzido em purificação de karmas e amskaras, ou seja, no apagar dos rastros deixados por você, para que você realize o que esse mantra significa; para que você possa, de fato, unir-se ao Real."
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