quarta-feira, 12 de março de 2014

MANTRA ASATO MA







ASATO MÃ SAD GAMAYA
TAMASO MÃ JYOTIR GAMAYA
MRITYOR MÃ AMRTYUM GAMAYA

OM SHANTIH, SHANTIH, SHANTIH

PRONÚNCIA
A-SSA-TO-MÁ SÁD GAMAYÁ
TAMA-SSO MÁ DIO-TIR GAMAYÁ
MRI-TIOR MÁ-AMRITÃM GAMAYÁ
OM CHANTI, CHANTI, CHANTIÍ.
O SIGNIFICADO
DO IRREAL, GUIE-ME AO REAL
DAS TREVAS, GUIE-ME À LUZ
DA MORTE, GUIE-ME À IMORTALIDADE.
OM PAZ, PAZ, PAZ.


"Essa é a oração que um buscador de verdade pode fazer: “Conduza-me do irreal,guie-me ao real; das trevas, guie-me à luz; da morte para a imortalidade”. Em outras palavras, conduza-me do veneno para o néctar; do falso para o real. Ela também pode significar: Oh senhor! Venha e habite meu corpo, minha mente, meu intelecto e meu coração, de forma que ninguém possa dizer que somos diferentes. Que eu seja Um contigo; que cada palavra que saia da minha boca, seja a expressão do Teu santo verbo; que cada ato por mim praticado seja a expressão da Tua santa vontade.
Mover-se em direção ao real significa mover-se em direção ao testemunhar; tornar-se uma testemunha passiva que somente assiste o fluxo divino passando pelo corpo. Testemunhar passivamente significa não julgar, conceituar, classificar ou interpretar.

O Eu consciente se torna uma testemunha passiva de Sachcha, a verdade total, a deidade universal, ou ainda o Eu divino que, às vezes, eu chamo de amor. Mover-se em direção ao real, significa tornar-se um canal puro. Um canal puro é um canal sem interferências geradas pela identificação com o que está acontecendo (que é quando a mente assume o comando e começa a julgar, classificar e interpretar o fenômeno).

Tornar-se um canal puro, significa tornar-se vazio. O Arjuna interno, que é o ego consciente, somente observa o que se passa, mas não interfere. Isso é o mesmo que seguir o fluxo da existência; é o mesmo que permitir que o rio flua em direção ao oceano, porque esse fluxo que passa por você é um raio que se move em direção à totalidade; um raio de afirmação que se move em direção a tudo o que é alegre, positivo, próspero e construtivo; que se move em direção à união.

Nesse momento, sabemos claramente que essa é a direção da nossa prece. Sabemos que não há outro pedido a ser feito. Porque, intelectualmente, já foi possível concluir que estamos aqui para transitar desse estado de separação e isolamento, para o estado de união; do egoísmo para o altruísmo; do medo para a confiança; do ódio para o amor. Sendo assim, essa oração é perfeita.
Porém, quando esse trânsito começa de fato a acontecer, as coisas podem não ser tão simples. Quando, de fato, o Divino começa a querer te pegar; quando você sente esse raio de afirmação passando por você e levando-te em direção à união; quando você sente as suas águas internas se movendo em direção ao oceano. Talvez não seja tão simples.

É isso que está acontecendo a nós quando cantamos, oramos... E profundos e belos ensinamentos são transmitidos. Mas, na verdade, isso é somente a superfície do que está acontecendo. O que está acontecendo é um fenômeno que vai além das palavras, e que se dá no nosso encontro, que acontece no espaço de silêncio entre elas. Esse fenômeno pode ser traduzido em purificação de karmasamskaras, ou seja, no apagar dos rastros deixados por você, para que você realize o que esse mantra significa; para que você possa, de fato, unir-se ao Real."
Sri Prem Baba
 www.youtube.com/watch?v=W2kpNcnZKzQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário