terça-feira, 18 de junho de 2013

Efeitos Emocionais dos Óleos Essenciais



ALECRIM
- Rosmarinus officinalis
Mental e emocional: Estimulante circulatório, dos nervos e mental. Ordena os pensamentos e aumenta a concentração. Benéfico para fadiga do coração, eleva pressão arterial e elimina a letargia. É um óleo que anima, alegra, combate a apatia e a melancolia.
"Como erva das recordações!", ajuda-nos a relembrar nosso padrão verdadeiro.
O campo de força de luz azul violeta produzido pelo Alecrim confirma sua reputação dos tempos antigos como protetor psíquico e para ajuda no desenvolvimento da 'Visão interior'. Estimula a sensibilidade e reaviva o espírito lânguido. A inalação do Alecrim proporciona a longevidade.

CIPRESTE - Cupressus sempervirens
Mental e emocional: Óleo terreno e reequilibrante nervino, compatível para pessoas desequilibradas com esgotamento nervoso devido a falta de estabilidade. Atua muito bem na depressão , esquecimento e amnésia devido ao medo. Alivia a ira, previne o retraimento, a mágoa, desgosto e a oscilação de humor. Promove aprendizado com confiança e força. Concede proteção quando em fases de mudanças com sentimentos de insegurança; garante equilíbrio e serenidade. Útil para pessoas de todas as idades.
O Cypress é associado com a passagem da alma em presença divina. Traz conforto para quem fica do lado oposto. É o grande consolador. Traz paz interior e pureza no coração.

EUCALIPTO
- Eucalyptus globulus
Mental e emocional: Revitalizante e estimulante de todo o sistema nervoso central. Age benéficamente em exaustão nervosa e perda de energia. Por sua ação libertadora, age no nível mental, com grande habilidade para conceder abertura quando se tem a mente muito fechada, permitindo com isto a libertação de pensamentos obsessivos, que muitas vezes consomem grande parte de nossa energia, causando o stress mental. Acalma e conforta o coração, dissolvendo amargura e ressentimento, dando liberdade para a alma. Ajuda a dissipar melancolia. Limpa do inconscìente sentimentos estagnados, que frequentemente podem nos tornar limitados. Possibilita a obtenção de maior liberdade, para novas experiências na vida. Desobstrui o caminho para a chegada do novo. Regenera e abre a mente e o coração. Seu aroma cria um sentimento de expansão e paz. Acaba com o medo que temos de expressar nossos verdadeiros sentimentos e pensamentos.

GERÂNIO
- Pelargonium graveolens
Mental e emocional: Indicado para pessoas que racionalizam os sentimentos e habitualmente se contradizem ao invés de sentirem e se expressarem. Ajuda na reconexão dos sentimentos e o desenvolvimento da sensibilidade emocional, trazendo relaxamento espontâneo. Oferece a capacidade do despertar da comunicação íntima, tornando a pessoa capaz de receber e experimentar. Com isto, diz o quão importante é poder dar-se e expressar-se verdadeiramente. Trata-se de um fortalecedor de energia vital. Reunindo sentimentos de calma, força e segurança, torna-se benéfico para ansiedade crônica e aguda, particularmente quando houver exaustão nervosa, devido ao stress por excesso de trabalho. O Gerânio fornece um poderoso óleo, ideal para trabalhadores perfeccionistas, sem imaginação e intuição. Ajuda estas pessoas a aprender a ouvir e confiar em sua voz interior. Também abre o coração e deixa fluir o Amor universal. Protege contra forças negativas. Trabalhando na área dos sentimentos, oferece paz e tranqüilidade.

ILANG ILANG - Cananga odorata
Mental e emocional: Atua fortemente no sistema nervoso central para tratar do stress mental. Muito eficaz para dor de cabeça proveniente de tensão. Bastante recomendado para dificuldades psicológicas e emocionais, especialmente conectadas à falta de confiança. Seu aroma poderoso e forte ajuda a amenizar o medo e encorajar atitudes relaxadas. Valioso por atenuar situações estressantes que causam irritação, impaciência e ansiedade. Dissipa e suaviza sentimentos carregados de raiva, decorrente da frustração. Cria sensação de paz e bem estar. Este óleo ampara e conduz a paixão e o Amor à verdadeira emoção. Desperta a sensualidade verdadeira. Sua energia unificadora e quente nos ajuda quando estamos em busca de nós mesmos. Com a alegria no coração, despertada por este óleo, nós compreenderemos quem realmente somos, porque estamos aqui. Ajuda quando há desordem sexual de origem emocional, acalma o coração diminui a respiração, permitindo o relaxamento e o desenvolvimento da sensibilidade em relação aos outros.

LAVANDA
- Lavandula officinalis
Mental e emocional: Sua fragrância concede sentimento de liberdade interior. Agindo firmemente na psique, remove indecisões e toda espécie de conflitos emocionais, acalmando estados conturbados e incontroláveis; traz moderação e sentimento de racionalidade, fortalece a consciência com serenidade e nobreza. Encoraja-nos a libertarmos sentimentos contidos tais como: irritação, raiva e mágoa, que se dissipam tranqüilamente, sem causar grandes sofrimentos. Também liberta medos que impedem a expressão do ser verdadeiro. Podemos chamar a Lavanda de mãe ou avó dos óleos essenciais. Permite-nos pureza de pensamento e humildade; faz homens gentis e mulheres fortes.

LARANJA
- Citrus aurantium
Mental e emocional: De efeito sedativo no sistema nervoso central. Tem ação de libertar, estimular e ensinar. Sua maior qualidade é a de dissipar a depressão e trazer alegria para as nossas vidas: Estimula-nos quando estamos aborrecidos e nos torna flexíveis quando estamos egoístas. É um óleo maravilhoso para ser usado quando levamos tudo muito a sério e esquecemos de sorrir. Seu óleo regenera quando nos sentimos tensos, nervosos e retraídos. Transmite calor, alegria e refrescância.
A laranja é impregnada com a energia da luz solar, traz inovação e regeneração. Abre o coração e traz vitalidade. Combate depressão, desesperança, medo, obsessão e tristeza.

LIMÃO
- Citrus limonum
Mental e emocional: O Limão clareia os pensamentos e concede concentração. Em fases de grande confusão mental, ajuda-nos na tomada de decisão com tranqüilidade e certeza de que estamos no caminho certo. Sua ação mais importante, a nível mental, refere-se ao estímulo do poder de concentração.
O limão é sempre recomendado em difusores, na mesa de pessoas que executam trabalho intelectual.
Ajuda a encontrar luz em situações dúbias, através de sua atuação no nervo parassimpático. O aroma de limão faz a meditação mais profunda, pois acalma a mente. Traz ânimo, jovialidade e senso de humor.

HORTELÃ PIMENTA - Mentha piperita
Mental e emocional: Seu aroma estimula e acalma, eleva e suaviza; sua fragrância pode nos prover de muitas de nossas necessidades. Quando estamos letárgicos e pensamos que tudo está perdido, a menta nos energiza, coloca-nos em contato com nosso eu interior, o divino que habita em nós. Concedemos compreensão tranqüila para o mental. O óleo refrescante da menta é excelente para desbloquear emoções que estão represadas, principalmente da raiva. Por sua ação refrescante natural pode acalmar estados de choque e histeria. Ajuda na auto-aceitação, promove expansão da consciência do divino no ser humano. Atua para aliviar fadiga mental, depressão, nervos trêmulos e stress.

SÁLVIA
Sclareia
Mental e emocional: Por sua ação marcante no sistema nervoso central, é excelente para tratar todo e qualquer tipo de depressão, incluindo a pós-parto. Acalma e elimina o pânico paranóia e histeria. Liberta de culpa, desenvolve força interior e confiança. Traz grande alívio quando houver tensão nervosa, onde a mente está obsessiva e os pensamentos estão descontrolados. Encoraja pensamentos calmos e bons sentimentos. Ajuda a restaurar o equilíbrio dos nervos; por sua ação sedativa ele traz bem-estar. Na T.P.M. é bastante confortante, por sua ação equilibradora no nível emocional, ajudando a restaurar a paz. Seu aroma de qualidade almiscarada, terrena e doce reflete sua capacidade de manter a mente equilibrada, renovando a confiança, enquanto sua suave pungência vivifica os sentidos e dissipa ilusões, restaurando a clareza ecoada por seu nome. Sua fragrância herbácea desenvolve lucidez e libera a inspiração represada no corpo vital, permitindo que ela volte a fluir, tornando-nos mais criativos em nossas atividades. Seu aspecto afrodisíaco se dá pelo fato de controle fundamental do stress e por exercer efeito positivo na fertilidade masculina e feminina.

SÂNDALO
- Santalum album
Mental e emocional: Estimula o sistema nervoso central, dispersa a ansiedade e depressão. Conforta, trazendo relaxamento ao sentimento de euforia. Oferece paz e serenidade profunda. Seu aroma doce e balsâmico acalma a agressividade descontrolada, que pode conduzir ao colapso nervoso, resultando dor de cabeça, insônia e tensão nervosa. Diminui a tirania do intelecto. Traz equilíbrio para sentimentos possessivos, ajudando ao desenvolvimento do perdão. Coloca-nos em contato com nossa fonte criativa. Traz-nos para o presente, ensina-nos a viver no aqui e agora. Seu aroma está capacitado para ajudar-nos na integração do corpo, alma e espírito.

TEA TREE - Melaleuca alternifolia
Mental e emocional: Revigora a mente, especialmente para pessoas fisicamente delicadas que lutam não apenas com problemas físicos, mas sofrem o sentimento do medo da perseguição e da morte, o que pode facilmente exacerbar as doenças crônicas. Age basicamente contra o medo da enfermidade e da morte. Encoraja a força para enfrentar as adversidades sofridas no corpo físico. Traz-nos confiança para seguirmos a orientação Superior.

Propriedades e usos dos óleos essenciais nas diferentes situações da vida moderna.
Podemos receber os benefícios das propriedades curadoras dos óleos essenciais em doenças do corpo físico, assim como em situações ou problemas emocionais e mentais.
É importante lembrar que o uso dos óleos essenciais é extremamente eficaz e age no corpo físico, por conter componentes químicos naturais; para tanto, use em seu corpo óleos essenciais de procedência conhecida e de qualidade; o bem-estar é alcançado também através da conscientização de que é necessário uma mudança no estilo de vida - para isso, assuma viver de acordo com o que há de mais natural no universo. "Cuida-se é Amar-se" O seu corpo, seus cabelos e sua pele agradecem; sua alma responde bem, mostrando as coisas belas que a vida oferece proporcionando as oportunidades para a sua assimilação. Liberte-se do estresse e participe da vida com prazer e satisfação; permita que os óleos essenciais entrem em sua vida e passem a fazer parte dela como amigos cooperadores, apoiadores e estimulantes.
Para saber mais ou aprofundar-se nos estudos da aromaterapia, entre em contato conosco, informe-se sobre os cursos que são ministrados pela empresa.
Aqui estão sugestões de uso diário para podermos nos beneficiar dos óleos, como curadores, elementos de amparo ou fortalecimento, de maneira prática, segura e eficiente.

STRESS:
Potencialmente todos os óleos essenciais podem ajudar a combater o estresse, pois são usados em massagem e banhos, o que já é uma grande ajuda para aliviar a tensão; se utilizados, os óleos essenciais trazem benefícios ainda maiores, pois atuam mais eficazmente do que uma simples massagem ou apenas o banho.
Alguns óleos essenciais trabalham particularmente bem, na condição de estresse. São efetivos, por proporcionarem força e tranquilidade para suportarmos os problemas causados e associados à tensão.
Certamente fortalece o sistema imunológico, que sofre considerável queda de energia durante os períodos estressantes de nossas vidas.
A tensão manifesta-se de maneira mais acentuada nestas situações:
- Estresse mental: pressão no trabalho, preocupação com a própria segurança e dos familiares; exames, medos que bloqueiam a atividade mental, gerando a exaustão.

- Estresse emocional: rompimento de relacionamento e perdas de entes próximos. Casamento e inicio de relacionamento.

- Estresse físico: trabalho físico pesado ; condução / direção de veículo por longo tempo. Trabalhos domestico.

- Estresse de origem química: ingestão excessiva de café, fumo, droga ; uso excessivo de remédios químicos ( fatores que podem exaurir as forças, gerando o estresse físico ).

- Estresse ambiental: persistente barulho de trânsito, fábricas e muitos outros como ambiente de trabalho muito movimentado, lojas lotadas, musica em alto volume, uso excessivo do telefone e ambientes com muitos pessoas falando ao mesmo tempo.

Sintomas mentais incluem:
Irritabilidade, falta de senso de humor, dificuldade em tomar decisões ou concentração.
Dificuldade em fazer o trabalho na ordem lógica.
Sentimento de estar na defensiva o tempo todo; raiva interiorizada ou externa.
Desinteresse em outras áreas da vida.
Sintomas físicos incluem:
Insônia, sudoração excessiva, fadiga física (podendo chegar ao desmaio) ; falta de apetite, indigestão, constipação ou diarréia, dor de cabeça, cólicas, freqüentes espasmos musculares, eczema e alergia de pele; desinteresse sexual (perda da libido, impotência).
O maior problema que pode ser desencadeado pelo estresse é o ataque cardíaco.
O que os óleos essenciais nos oferecem é a prevenção das doenças, através do combate ao estresse; aprendemos a administrar nossas vidas de maneira mais relaxada e livre da tensão excessiva.

Os óleos essenciais mais indicados para nos trazer calma, relaxamento e quietude, ou seja, os que nos permitem estarmos mais relaxados. para desfrutarmos da vida com alegria e satisfação são:

Cypress, Laranja, Lavanda, Limão e Ylang ylang
Ver no fim da página: Propriedade, Aspectos Negativos e Positivos e Utilização


AUTO-ESTIMA

A auto-estima é gerada pelo nosso senso de valores. A consciência de quem somos e o que temos feito tem grande validade, para nós e para o mundo em que vivemos.
Os óleos essenciais ensinam-nos que não há nada de errado em ter uma favorável apreciação e opinião de nós próprios; se não pudermos apreciar-nos (a nós próprios), quem poderá fazê-lo?
A auto-estima confere segurança, a despeito dos pontos fracos, porque reconhecemos nossos pontos fortes e os apreciamos. Sabemos que não somos perfeitos.

AUTOCONFIANÇA

A autoconfiança é baseada na habilidade que temos de viver a vida produtivamente, com alegria. Fazemos aquilo que acreditamos ser o certo, repletos de energia, vivacidade e entusiasmo.
A apreciação positiva de nossos valores e habilidades é a resposta característica de um grande senso de autoconfiança.
A autoconfiança concede-nos paz interior e permite que nossa energia flua livremente em direção aos nossos objetivos; assegura-nos que nada será bloqueado pelo medo, ou a dúvida.
Confiança em si mesmo reflete o princípio operador conhecido como a Divina Inteligência, se nos tornarmos egocêntricos é porque perdemos a ligação com a Fonte criadora de todas as coisas, ou seja, o Divino dentro de nós. Ao combinarmos nossa habilidade com a força do Divino, nossa vida se revela graciosamente.
Os óleos Essenciais mais indicado são:
Laranja, Ylang Ylang.
Ver no fim da página: Propriedade, Aspectos Negativos e Positivos e Utilização


FADIGA, CANSAÇO E EXAUSTÃO

Aproximadamente metade da população sofre de inexplicável exaustão, sentindo-se cansados o tempo todo.
1. Existem fatores físicos que podem levar à exaustão:
Baixa pressão sanguínea, hipotireoidismo (as células queimam menos oxigênio, ficam com pouca energia, então ocorre a fadiga), anemia e deficiência de ferro, artrite reumatóide e encefalomielite mialgica, freqüentes ataques de cândidas albicans (doença vaginal) e muitas outras coisas.
2. Outros fatores:
Trabalho excessivo, depressão, bebidas em excesso, período de recuperação de doenças virais ou bacteriológicas (o que, inevitavelmente, deixa as pessoas cansadas).
3. Por outro lado, muitos dos casos de cansaço crônico - perto de 40% - tem sua origem no estilo de vida e no estado psicológico pessoal.
Devemos estar conscientes da origem do cansaço, para melhor poder trabalhar no objetivo de seu controle ou sua eliminação.
Os óleos essenciais tem uma longa tradição em sua eficiência para ajudar a tratar os vários tipos de cansaço, fadiga e exaustão. Adicionar os óleos essenciais no estilo de vida diário é um dos caminhos para nos libertarmos dos sintomas citados acima. Para isto, é necessário saber ao certo porque estamos sofrendo de um sintoma tão dissipador e devastador de energia, vitalidade e força, como este.
Os óleos essenciais são efetivos para a ajuda no resgate da vitalidade perdida e da energia vital necessária para executarmos nossas tarefas diárias com disposição, bom humor e saúde.

Os óleos Essenciais mais indicado são:
Alecrim, Eucalipto, Laranja e Limão.
Ver no fim da página: Propriedade, Aspectos Negativos e Positivos e Utilização

LIMPEZA DO CORPO E MENTE:
Os óleos essenciais são extremamente eficazes para manter o corpo limpo e livre de toxinas; associados a uma boa dieta alimentar e à prática de algum tipo de exercício físico, podem melhorar muito a qualidade de vida.
O corpo físico necessita de atenção e cuidados, para que possamos ter uma vida saudável e livre de doenças.
Sabemos ser o uso excessivo (ou contínuo) de produtos como, café, chá, chocolate, alimento ricos em gordura assim como a falta de exercícios podem gerar obesidade, toxinas, dores e sérios desconfortos para o corpo físico.
O álcool e o cigarro também são extremamente prejudiciais à saúde.
Devemos nos lembrar de que o nosso corpo é perfeito. O que o torna imperfeito e preguiçoso para metabolizar os alimentos - em muitos casos - somos nós mesmos, através de hábitos nocivos que adquirimos ao longo de nossa existência.
Podemos observar através da pele, dos cabelos e principalmente do sistema digestivo, a saúde geral do corpo físico.
Os óleos essenciais tem grande habilidade em ajudar a manter a saúde do nosso corpo físico, por suas propriedades desintoxicantes do sangue, sistemas linfático e digestivo. Isso podemos observar especialmente através da beleza e jovialidade da pele, dos cabelos e do brilho nos olhos, que também refletem a saúde e a vitalidade.
Permita que os óleos essenciais façam parte de sua vida no dia a dia, pois não só oferecem ajuda física, como também trabalham no despertar da consciência. Para termos uma estrutura bonita e saudável devemos mudar nossos padrões mentais e comportamentais - nisso os óleos essenciais são muito especiais.
Os óleos atuam como purificadores e desintoxicantes, nos níveis físico e mental.
Os óleos Essenciais mais indicado são:
Alecrim, Cipreste e Lavanda.
Ver no fim da página: Propriedade, Aspectos Negativos e Positivos e Utilização

LIMPEZA DO AMBIENTE:
Os óleos essenciais são usados para limpar e purificar ambientes, desde a antiguidade. Por suas propriedades purificadoras e protetoras, estas maravilhas da natureza podem beneficiar nossas casas, escritórios, lojas, escolas, enfim, todos os espaços f¡sicos onde circulam pessoas.
Falamos aqui de óleos essenciais que tem habilidade para eliminar virus, bactérias e fungos do ambiente. Também lembramos de que os óleos essenciais são excelentes para limpar energias densas provenientes de pessoas carregadas de pensamentos negativos e invejas. Ao limpar o ambiente dessas condições, os óleos essenciais tem ainda a propriedade de proteger os ambientes contra energias negativas absorventes e a permanência de todos os tipos de elementos nocivos à nossa saúde.
Um ambiente limpo e perfumado com puro óleo essencial promove bem estar, bom humor, sorte, alegria de viver e muitas outros condições positivas que nos proporcionam saúde física, mental e espiritual. Alguns óleos essenciais são hábeis em atrair bons fluidos e a energia angelical.
A vaporização de óleos essenciais em nosso meio ambiente expressa a intenção verdadeira de nos tornarmos pessoas conscientes de nossas ações, assegurando-nos que fazemos nossa parte em beneficio do lugar onde vivemos, para faze-lo melhor, destacando sua beleza, sua importância e sua vitalidade.
Os óleos Essenciais mais indicado são:
Alecrim e Lavanda.
Ver no fim da página: Propriedade, Aspectos Negativos e Positivos e Utilização

OS ÓLEOS ESSENCIAIS NOS CONVIDAM PARA VIVER A PAZ, A CALMA E O RELAXAMENTO:

Nos dias atuais, existe uma urgência e uma ansiedade na busca pela paz - dentro de nós mesmos e da nossa sociedade, assim como entre os diferentes países, culturas e religiões.
A competição, a violência e o caos ganham cada vez mais espaço no mundo em que vivemos.
Nossa sociedade é ativa, apressada, estimulante e muito exigente, chegando a ser opressiva quando a competitividade é expressa no comportamento, nas atitudes a nas ações.
Os seres humanos estão em contínua pressão para obter o sucesso no trabalho. Ambos os aspectos - financeiro e qualificação - são evidenciados e priorizados sobre todos os demais aspectos da vida, o que pode minar as forças e levar pessoas a sofrer sérias conseqüências, gerando problemas físicos, mentais e emocionais nocivos, relacionados ao estresse.
A vida familiar está cada vez mais desequilibrada e precária; normalmente, os pais trabalham fora o dia todo, por ser este o mundo da sobrevivência e da competitividade.
Quando sofremos tensões, nossos corpos não respondem com tanta eficiência, a mente torna-se confusa e indecisa, o espírito enfraquece, perdemos o encanto e a habilidade de nos deleitarmos com a parte alegre e agradável da vida.
Ao buscarmos a paz profunda, essa busca nos leva de volta para nossas almas, o que proporciona uma retomada de forças e nos faz lembrar de quem realmente somos, sentir e saber interiormente quais são os nossos valores, o que é certo ou errado, habilitando-nos a atuar no mundo de acordo com nossa própria consciência (e não mais de acordo com o que é bom para os outros).
O uso freqüente dos óleos essenciais nos faz sentir em nosso corações que estamos agindo de acordo com nossos valores e princípios; então, percebemos que estamos próximos de encontrar a paz, a calma e o relaxamento.
Os óleos essenciais nos indicam a existência de um lugar de paz e tranqüilidade dentro de nós, aliviam os tormentos da mente e promovem renovação, para um novo caminho de paz interna e externa a ser trilhado.
Os óleos aqui descritos ajudam-nos a encontrar a paz através da calma da mente e do alivio das tensões do corpo. Nutrem e restauram nossas almas; vivificam nossos espíritos.
O óleo Essencial mais indicado é:
Lavanda.
Ver no fim da página: Propriedade, Aspectos Negativos e Positivos e Utilização

ABERTURA DA MENTE
Tomar consciência do padrão de pensamento e dos sistemas de crenças em nossas vidas, torna-se muito importante, no processo de abertura da mente.

Para tomar consciência do padrão mental, devemos prestar atenção em nossos pensamentos, observando principalmente aqueles crônicos e repetitivos que povoam nossa mente, qual é a nossa tendência - se mais para o positivo ou negativo - quão analíticos em relação aos outros e a nós mesmos somos, enfim - termos percepção no nível mental requer coragem e honestidade, para podermos nos definir perante nós mesmos e encontrarmos os óleos essenciais que mais podem nos ajudar no processo de transformação do padrão mental.

A importância de adquirirmos mais consciência no padrão de pensamento e crenças é que iremos perceber como alguns deles colaboram com nosso crescimento e bem-estar, enquanto que outros nos limitam, chegando até a interferir em nossas realizações cotidianas, impedindo a plena satisfação na vida.
Ao usarmos óleos essenciais, tomamos consciência das nossas crenças mais profundas, aprendemos a fazer escolhas na vida, conscientes que decidimos por nós mesmos e não de padrões ditados por nossos pais no passado, ou pela sociedade em que vivemos. Nossas atitudes e expectativas virão de nossas mentes conscientes, abertas e assertivas.

Tudo que não nos pertence verdadeiramente, no padrão mental, com o uso dos óleos essenciais irá se dissolver automaticamente, ao mesmo tempo que crenças de apoio e fortalecimento as nossas vidas ganharão força e clareza. Mente aberta para o novo - é o que também nos oferecem os óleos essenciais.
Os óleos Essenciais mais indicado são:
Lavanda, Lemongrass e Limão.
Ver no fim da página: Propriedade, Aspectos Negativos e Positivos e Utilização

ABERTURA DO CORAÇÃO
Podemos trancar nosso coração após sofrermos perdas de pessoas que amamos muito, através de morte ou por outras situações. Falamos de perdas com muito sofrimento, o que pode levar muitos de nós a nos fecharmos dentro de nós mesmos - recusamos a amar novamente, principalmente quando a ferida, causada pela dor, tristeza, mágoa, ressentimento ou raiva não tenham sido tratadas e curadas. Freqüentemente isso causa um comportamento frio e receoso.

Os óleos essenciais nos oferecem a oportunidade de trabalharmos emoções represadas no âmago do nosso coração, o que nos impede de sermos felizes e amarmos de novo livremente. Ao usarmos os óleos essenciais com o propósito de abrirmos o coração para o amor, sentiremos em um primeiro momento, por nós mesmos (se não nos amamos, quem poderia vir a nos amar).
Os óleos Essenciais mais indicado são:
Gerânio, Laranja.
Ver no fim da página: Propriedade, Aspectos Negativos e Positivos e Utilização

DESPERTAR DA ALEGRIA:

Alegria é uma condição natural quando estamos ou somos livres de impedimentos que bloqueiam nossa vitalidade, consciência e a reverência pela vida.

A simples ausência de dor, confusão, conflitos ou necessidades só confirmam a nossa habilidade para amar a bondade, generosidade, benevolência e a beleza de nossa vida.

A alegria é sentida no coração e é expressa através das lágrimas, do riso, do toque e de um profundo senso de gratidão, que vem da alma. A alegria pode elevar o espírito, em tempos difíceis.

Os óleos essenciais nos ensinam a saborear e desfrutar de todos os momentos, quando os nossos corações são livres e nossa mente aberta, livres dos bloqueios.

A alegria é um estado de auto-afirmação elevada. Quando nos abrimos mais para as coisas que amamos; quando agimos de forma a que nossos corações estejam confortáveis, leves, convidamos a alegria a entrar em nossa vida e a nela permanecer.

Os óleos Essenciais mais indicado são:
Laranja e Ylang ylang.
Ver no fim da página: Propriedade, Aspectos Negativos e Positivos e Utilização

PROTEÇÃO
Através dos tempos, muitas diferentes culturas têm usado o poder das ervas, para a finalidade de proteção, contra fatores e situações negativas, como pestilência, infecção, maus espíritos, inveja, e também para as desarmonias da alma.

Devemos estar atentos na proteção do nosso corpo e do ambientes contra todos os tipos de ataques viróticos e bacteriais que podem nos deixar seriamente doentes.

Ao introduzirmos os óleos essenciais em nosso dia a dia, estamos nos percebendo como realmente somos corpo, mente e espírito. Os óleos essenciais nos ajudam a construir ou reformar o nosso sistema imunológico, deixando-nos fortes o bastante para que as doenças não nos afetem - quanto mais cansados ou desprovidos de energia. estaremos mais suscetíveis a sucumbir, diante de doenças como gripes, resfriados e outras situações mais graves.

Os óleos essenciais são hábeis para combater vírus e bactérias do meio ambiente, ao mesmo tempo que limpam e protegem contra energias negativas, ou carregadas de pensamentos de inveja e outros similares, que podem exaurir ou comprometer as nossas forças e energias.

Também são excelentes para proporcionar proteção contra influências externas, quando as pessoas envolvidas são extremamente influenciáveis ou vulneráveis às idéias e pensamentos alheios.
Os óleos Essenciais mais indicado são:
Alecrim - Rosmarinus officinalis
Eucalipto - Eucaliptus Globulus
Lavanda - Lavandula angustifolia ou officinalis
Hortelã pimenta - Mentha piperita
Tea tree - Melaleuca alternifolia

Os principais óleos essenciais usados para proteger o ambiente e o corpo humano contra más influências, energias negativas, mau-olhado (inveja) são:
Alecrim - Rosmarinus officinalis
Lavanda - Lavandula angustifolia ou officinalis
Hortelã pimenta - Mentha piperita vulgaris
Sandalo -Santalum album
Os Óleos Essenciais acima citados são conhecido como "Pára-choque ou para-raio".

Massagear no plexo solar diluído em óleos carreador de Semente de Uva. Ótimo para ocasiões onde existe muita concentração de pessoas inclusive aqueles que diferem muito na maneira de pensar ou ver o mundo. Escolas, escritório, fabricas, eventos sociais, (encontro de grupos para diferentes fins) é sempre bom fechar o plexo solar principalmente se você é do tipo que tudo pega (esponja). Os óleos essenciais mais indicados para as situações acima citadas.

Lavanda - Lavandula angustifolia ou officinalis
A grande protetora do corpo e da alma.
Sândalo - Santalum album
Inunda nosso corpo com radiante foco protetor de luz acalma os espíritos atormentados. Excelente para meditação para momentos de prece, acalma os pensamentos e aquieta o coração.

MUDANÇAS E TRANSIÇÕES
A vida é um movimento constante. As mudanças são inevitáveis, assim como o nascer e o pôr do sol, todos os dias, e também os ciclos das estações.

Assim é o movimento dos ventos, dos rios e dos oceanos - nunca é igual. Isso nos encaminha a uma importante reflexão : como estamos viajando pelo "rio da nossa vida" ? Somos flexíveis às mudanças, ou somos rígidos? Sabemos deixar o passado e seguir em frente, neste momento presente, repletos de energia e força de vontade, com consciência de que tudo e todos na vida são passivos de alterações, mudanças e transformações?.

Existem as mudanças internas, as externas e as espirituais.
Internas são as transformações que sofrem o corpo, no decorrer da vida. Ambos - homem e mulher - estão sujeitos a influencias hormonais que afetam emocional e fisicamente (na mulher - puberdade, gravidez e menopausa, no homem - puberdade, alteração na voz, ativação da vida sexual).

Exemplos de alterações externas são: morte de pessoa amada, doenças, mudanças de residências, cidades ou empregos, escolas, etc.; perda de emprego, novos relacionamentos afetivos, casamentos; separações e divorcio - todas são experiências externas e podem gerar ansiedade, medo, confusão mental, insegurança; também podem gerar de raiva , ressentimento, desespero, desesperança, injustiça, todas essas condições são motivos para stress e a depressão.

Os óleos essenciais ajudam-nos a fazermos a conexão com a sabedoria da alma, nesses tempos de mudanças vivenciadas com sérias dificuldades. Auxiliam na recuperação do equilíbrio e nos fortalecem, para que nossa luz interna possa guiar-nos, através de novos territórios onde iremos adentrar.
Os óleos Essenciais mais indicado são:
Lavanda - Lavandula angustifolia ou officinalis
Alecrim - Rosmarinus officinalis
Menta - Mentha piperita vulgaris
Cypreste - Cupressus sempervirens
Eucalipto - Eucaliptus Globulus
Limão - Citrus limonum
Gerânio - Pelargonium graveolens
Salvia esclareia - Salvia Sclarea

Situações especiais:
Alecrim e Hortelã pimenta:
para tratamento de cansaço e apatia, nos períodos de mudanças.
Lavanda:
para debilidade e fraquezas, que podem gerar doenças no corpo físico , como gripes e resfriados.
Cipreste:
para liberação do passado, com consciência de que uma nova situação está chegando; força vital.
Limão, Eucalipto e Lavanda:
quando existe muita resistência em deixar o passado; ajuda na flexibilidade da mente.
Sálvia Esclaréia e Gerânio:
para auxiliar na tratamento das dúvidas e do pessimismo em relação a tudo que é novo.

Propriedade, Aspectos Negativos e Positivos e Utilização dos Óleos Essenciais
ALECRIM - ROSMARINUS OFFICINALIS.
http://4.bp.blogspot.com/-uaQE7pjPweA/UPMWS9ydvVI/AAAAAAAADAw/FFvmOCqMYvw/s400/alecrim_(2)__68706_zoom.jpg
Principal componente químico: monoterpenos ( 30% ) - estimulante; anti-séptico do ambiente; estimulante do sistema nervoso central.
CARÁTER DO ÓLEO ESSENCIAL:
Vigor, fortalecimento, restauração e centralização.
Purificador do ambiente, elimina vírus e bactérias.
O alecrim é tido como o "óleo da longividade e da proteção".
Na antiguidade, foi muito usado como conservador dos alimentos, mantinha principalmente as carnes livres de bactérias e fungos, permitindo assim que o alimento se mantivesse bom para o consumo por longo tempo.
Deve-se usar o alecrim em per¡odos de doenças e epidemias, pois oferece proteção por atuar no ambiente como purificador, ao mesmo tempo fortalecedor do sistema imunológico.
Sua utilização também deve ser lembrada quando percebermos o ambiente carregado de energias pesadas, provenientes de pessoas com padrão mental negativo.
Como protetor, é aconselhável borrifar este óleo uma vez por semana por todos os ambientes (casa, escritório, escola, etc.); age como excelente purificador, limpando o ar e o ambiente, ao mesmo tempo oferecendo proteção.
ESTADO NEGATIVO:
Falta de memória, dificuldade de aprendizado, letargia e desorientação mental. Indecisão e exaustão emocional; fadiga crônica.
Letargia e fraqueza, devido a fraca circulação sangu¡nea e nervosa.
Dificuldade de aprendizado, mente congestionada por pensamentos desordenados e desnecessários, gerando debilidade nos sistemas sangu¡neo e digestivo. Dor de cabeça e enxaqueca, fraqueza circulatória e sangue intoxicado, devido a péssimos hábitos alimentares e dieta pobre; arteriosclerose, digestão lenta, ausência do fluxo de bile, obstrução de vesícula biliar (perda de vesícula), hepatite, icterícia; flatulência e cólica, diarréia e colite. Debilidade e fraqueza dos nervos, devido à dor e tristeza prolongada por trauma emocional do passado, não resolvido, inibindo a pessoa de se expressar livremente.
ESTADO POSITIVO:
Força vital em circulação pelo corpo, com elevação da capacidade de pensar e criar. Mente estruturada e direcionada, livre da exaustão e de cansaço. Estabilidade emocional, estado de animo desperto e estabilizado.
Corpo e mente purificados e atuando livre de bloqueios e toxinas. Todos os sistemas do corpo são estimulados e tonificados pela ação do alecrim; excelente para concentração e boa memória.
Circulação sanguínea capilar fluindo livremente, interrompendo a queda de cabelos gerado pela fraca circulação capilar e pelo estresse; os cabelos ficam brilhantes e livres de caspas; a pele fica macia, principalmente a pele do tipo oleoso (sinal de toxinas no corpo).
O alecrim ajuda-nos a eliminar todos os sofrimentos e tristezas do passado, permitindo assim a reconexão com nosso corpo, o desbloqueio e a limpeza das emoções estagnadas no passado. Sentimo-nos fortes e habilitados a nos relacionarmos emocionalmente novamente, sem medo de sermos felizes.
FORMAS DE USO :
Banhos matinal e noturno, sabonete, xampu e condicionador líquido neutro. Corpo, loção, massagem com óleo carreador, semente de uva. Spray para o ambiente.
COMBINA BEM COM:
Gerânio, Limão, Lavanda, Tea tree, Hortelã pimenta, Laranja.
CUIDADOS:
Não usar em caso de epilepsia.
Evitar o uso do óleo nos três primeiros meses da gravidez.
Em casos de hipertensão usar com critério e acompanhamento.

CIPRESTE - CUPRESSUS SEMPERVIRENS
http://4.bp.blogspot.com/-HiNtWX1g0iM/Tg86yryhs6I/AAAAAAAAACA/8hzUhjJFQ4s/s1600/Cipreste1.jpg
Principal componente químico: monoterpenos (70%) - estimulante, antiviral e diurético.
CARÁTER DO ÓLEO ESSENCIAL:
Prudente, justo e direcional.
ESTADO NEGATIVO:
Emocionalmente instável; cansaço por perdas mal resolvidas; inconsolável, frustrado e choroso; aversão a si mesmo; desaprova a própria maneira de ser, mas não sabe o que e como fazer para mudar o comportamento; falta de concentração; distração.
Dominação pelo ciúme, medo, timidez, mágoa, tristeza e desgosto; grande capacidade de auto-intoxicação, por não saber administrar as perdas; força de vontade fraca, permitindo-se ser dominado por pessoas emocionalmente mais fortes; agitação; fácil frustração.
Sistema circulatório fraco, sem energia; hemorróidas frequentes, varizes e úlceras varicosas.
Hemorragia uterina e nasal; diarréia freqüente; celulite, obesidade e retenção de líquidos.
ESTADO POSITIVO:
Força para promover mudanças no comportamento e no padrão de pensamentos; confiante e equilibrado, controlado e paciente; este é o "óleo da mudança" (inclusive quando há grande interesse em mudar o padrão de comportamento e maneira de pensar).
Pureza de coração; estabilidade mental; estrutura psicológica bem elaborada. Força de vontade, energia e força vital circulando através do corpo, sem bloqueios. Boa relação de aceitação, nos períodos de mudanças e transição da vida. Boa circulação sanguínea; período menstrual equilibrado; fortalecimento do sistema nervoso. Habilidade para administrar as perdas, sem contaminação com os ressentimentos e mágoas. Corpo protegido das toxinas e excessos de fluidos; grande reserva de força e energia.
FORMAS DE USO:
Banho, xampu e sabonete líquido neutro. Corpo, loção para o corpo , massagem com óleo carreador de semente de uva.
COMBINA BEM COM:
Lavanda, Gerânio, Laranja, Alecrim e Limão.
CUIDADOS:
Evitar o uso do óleo nos três primeiros meses da gravidez.


EUCALIPTO - EUCALIPTUS GLOBULUS

 http://templodeumbandapaioxala.net78.net/imagens/ervas/erva_eucalipto.jpg
Principal componente químico: óxido 1.8 cineole ( 80% ) - estimulante expectorante e mucolítico.
CARÁTER DO ÓLEO ESSENCIAL:
Energizante, estimulante e equilibrador.
ESTADO NEGATIVO:
Exaustão, falta de memória e concentração. Pensamentos desordenados, fácil irritação.Temperamento explosivo, seguido de crises e raiva. Padrão de característica emocional - reativo e argumentativo. Ausência de senso de humor (perda de força e energia, pela tentativa de manter estes tipos de padrão de comportamento).
ESTADO POSITIVO:
Equilíbrio emocional. Excelente concentração, pelos pensamentos claros e ordenados. Mente lógica e direcionada. Pensamento e reflexão, antes da ação. Sustentação da energia e da força pela manutenção da calma; mente e pensamentos claros, bem direcionados.
FORMAS DE USO :
Banhos matinal e noturno, sabonete líquido neutro, de preferência preparado em farmácia de manipulação. Massagem com óleo carreador, semente de uva Shirley Price. Spray para o ambiente.
COMBINA BEM COM:
Lavanda, Limão, Alecrim.
CUIDADOS:
Usar em doses moderadas. Não aconselhável o uso em crianças com menos de um ano.

GERÂNIO - PELARGONIO GRAVEOLENS

 http://3.bp.blogspot.com/-g1mBXktVi_Q/TVPjRTm49II/AAAAAAAAB-4/eSP3X62Hkcw/s400/ger+1.jpg
Principais componentes químicos: álcool monoterpenico (55-65%) - antiinflamatório e virótico;. excelente para todo tipo de pele. especialmente seca; tônico do sistema linfático.
CARÁTER DO ÓLEO ESSENCIAL:
Harmonizante e curador.
ESTADO NEGATIVO:
Oscilação de humor ao extremo: de alegria e entusiasmo, vitalidade e otimismo para tristeza profunda, cansaço e pessimismo; de simpatia, honestidade e amor para ódio, depressão e exaltação; medo agudo, enraizado na criança interna; mente confusa, gerada por conflitos emocionais não resolvidos; freqüente instabilidade de humor, particularmente pela deficiência hormonal; TPM, cólicas menstruais; dores no peito (angina); hiper sensibilidade, podendo sofrer de baixa auto-estima. devido 'a insegurança e traumas emocionais ocorridos na infância; comportamento de fácil irritação chegando a ser irracional; descontentamento e rigidez consigo mesmo e com os outros; tensão e estresse; apreensão e excessiva preocupação. Problemas femininos de todas as espécies são muito bem tratados com o óleo essencial de Gerânio. Também pode-se tratar a gastrite; excelente para manter a jovialidade da pele, com brilho e vida.
ESTADO POSITIVO:
É o "óleo amigo da mulher ".
O Gerânio é um estimulante do córtex adrenal.
Os hormônios secretados pelo córtex adrenal são fundamentalmente reguladores, governando o equilíbrio dos hormônios secretados por outros órgãos, inclusive os hormônios sexuais masculino e feminino; portanto, é de grande ajuda nos problemas relacionados à menopausa e em todos os quadros que indequem a existência de uma flutuação no equilíbrio hormonal.

Consolador, flexível, elevado espiritualmente; regeneração e limpeza de trauma ou violência emocional sofridos no passado; excelente senso de humor; grande equilíbrio emocional; segurança para comunicar-se, com auto-estima bem desenvolvida; calma e serenidade nos momentos de tomada de decisões que podem gerar conflitos internos, se não for exercitada a calma, no coração e na mente.
Ausência de dúvida e ausência do medo de ousar, amar sobre todos os aspectos, amor por si mesmo, pelo seu semelhante, por homens e mulheres, amor por alguém especial. O gerânio é o óleo da parceria, faz mulheres bem resolvidas e homens gentis.
Libera o medo da vulnerabilidade e preenche o coração de esperança e confiança; elimina o terror de amar; liberdade, confiança, entrega e saúde para os homens e mulheres se amarem como seres humanos completos.
FORMAS DE USO:
Banho diurno e noturno, sabonete, xampu e condicionador líquido neutro. Corpo, loção branca para aromaterapia RHR, massagem com óleo carreador de semente de uva.
COMBINA BEM COM:
Lavanda, Laranja, Limão e Alecrim.
CUIDADOS:
Evitar o uso do óleo nos três primeiros meses da gravidez.

LARANJA - CITRUS SINENSIS.

 http://www.nutricaopraticaesaudavel.com.br/wp-content/uploads/2012/08/suco-de-laranja-faz-bem1.jpg
Principal componente químico : limonene (90%) - energizante.
CARÁTER DO ÓLEO ESSENCIAL:
Feliz, Alegre, aquecedor, corajoso e decidido, energizante e resoluto (firme em seus projetos de vida).
ESTADO NEGATIVO:
Depressão, desesperança, solidão, apatia, resignação, ansiedade, adictos (café, cigarro, chocolates e bebidas). Preocupação excessiva com a vida material, egoísmo e obsessão. Preocupação excessiva (o que pode minar a energia vital e a força para atuar no dia a dia). .
Resignação ; abuso e violência emocional (física e verbal); inabilidade para dar ou receber amor; não aceita dividir; complexo de inferioridade, vergonha de si mesmo; insegurança, seguida de depressão, medo e culpa; carência extrema de amor; período da infância com sérias dificuldades de relacionamento - com os pais - falta de amor e compreensão (palavras rudes e duras); sentimento de rejeição; tristeza e amargura, como referência de vida cotidiana; criança interna castrada e triste; adulto com coração fechado para o amor e as alegrias da vida; poder de criatividade bloqueado, com incapacidade de realizações; tendência a preguiça, caso haja vários obstáculos para conseguir alcançar seus objetivos; falta de otimismo e propósito.
Desprovido de energia, apático, pele pálida, afeito a nicotina e às vezes ao álcool; obesidade; falsa alegria, esconde dores, tristezas, conflitos emocionais (superficialmente utiliza uma expressão alegre e animada); dificuldade de ficar no silêncio; sempre procurando algo para fazer - especialmente quando volta para casa (procura assistir à televisão, ler um livro, ouvir músicas, ou qualquer outra coisa que permita estar com a atenção voltada ao exterior); medo de entrar em contato com os conflitos internos, ou saber o que é realmente (este estado frequentemente resulta de crises agudas como morte de parentes, separação dos pais ou a própria separação, também pode ter sido iniciada na infância, pela ausência dos pais ou por falta de amor e atenção). Usualmente, o medo está na raiz do comportamento deste padrão - receio de expressar as emoções e não ser amado; é freqüente a utilização de máscaras para parecer alegre, jovial, simpático, enfim, com o propósito de ter a companhia dos outros.
ESTADO POSITIVO:
Força e criatividade para encontrar o melhor caminho nos momentos de conflito, particularmente na vida material e emocional.
Equilíbrio e alegria, despreocupação, consciência de que o que deve ser feito está feito.
É o " óleo essencial da inovação ", oferece renovação e prosperidade. Otimismo com propósito bem direcionado e grande chance de sucesso; coração aberto, repleto de bondade, alegria, bom senso de humor e honestidade; capacidade para abraçar alguma causa nobre na vida; equilíbrio nas emoções, hábil para dar e receber amor, com troca de palavras e gestos carinhosos; alegria de viver espontaneamente; crença no merecimento de uma vida próspera e na boa sorte para todos os empreendimentos da vida - sejam amorosos, familiares, profissionais e ou materiais; simpatia e autoconfiança, com coragem e liberdade para expressar sua qualidade e talentos (que jaziam escondidos dentro de um coração fechado, pelo medo sofrido na infância ou adolescência, ou por relacionamento fracassado no passado); brilho e calor no contato com seus familiares, amigos e a pessoa amada; habilidade para encantar-se com as belezas do mundo e para encantar o mundo. O óleo essencial de laranja é o grande curador de feridas emocionais.
Recuperação da energia positiva, força física e mental; criatividade e bom humor. Simpatia e coragem para com os afazeres do dia a dia e para administração positiva quanto às diferenças que existem entre as pessoas. Aceitação de cada um, como é. Resgate do bom humor e da simpatia. Manutenção da jovialidade do corpo e da pele.
Alegria de viver; habilidade para encarar as adversidade e desafios, com disposição e otimismo. Autoconfiança, coragem para expressar os sentimentos e administrar melhor os conflitos, quando surgirem após traumas, perdas, mudanças ou infância infeliz; otimismo e ânimo natural, seguidos de bom humor e alegria original; simpatia e criatividade no trabalho, em casa e também nos momentos de lazer. Internamente equilibrado e forte, para encarar todos as situações adversas; alegria de viver sem medo de ser quem é e de ser feliz.
FORMAS DE USO:
Banho revitalizante matinal e banho relaxante noturno, xampu, condicionador e sabonete líquido neutro, massagem com óleo carreador de semente de uva; spray para o ambiente.
COMBINA BEM COM:
Lavanda, Limão e Juniper.
CUIDADOS:
Não usar o óleo puro sem diluição diretamente na pele.


LAVANDA - LAVANDULA ANGUSTIFOLIA OU OFFICINALIS.
http://www.granvelada.com/262-3191-thickbox/onde-comprar-venda-de-flores-secas-de-lavanda-para-sabonetes-tintura.jpg
Principais componentes químicos: linalol e linalyl acetate - equilibrador.
CARÁTER DO ÓLEO ESSENCIAL:
Harmonioso, calmante e curador e compassivo. É conhecido como o "óleo da paz".
Purificador e protetor. Limpa o ambiente, purifica e oferece proteção contra energias carregadas de negatividade. Oferece calma e tranquilidade, particularmente para pessoas emocionalmente irritadas; adolescentes e crianças receberão muitos benefícios; mulheres em per¡odo de TPM sentirão a calma que a Lavanda oferece (para muitas mulheres chega a ser muito desconfortável, inclusive para pessoas que estão ao seu redor).
ESTADO NEGATIVO:
Estresse, ansiedade, depressão, exaustão mental, física e emocional.
Conflitos e traumas vivenciados no passado, mal resolvidos; agitação emocional, chegando à histeria, medo, síndrome do pânico; noite de sono agitado, com pesadelos; insegurança e timidez; estado de choque; dor de cabeça, estômago, dores nas juntas, reumatismo e artrite, furúnculo, abcessos, ulceras varicosas, TPM e cólicas menstruais.
Ansiedade, irritabilidade, estresse, tensão física, mental e emocional; pânico, medo de falhar, traumas, choque, apreensão, pesadelos, insegurança, perda de contato com a "criança interior". Falta de ânimo e otimismo, sem alegria de viver; comportamento obsessivo, desgosto e amargura. Crianças hiperativas. Doenças psicossomáticas.
Tensão e exaustão mental, comportamento obsessivo. Mental confuso e agitado. Dificuldade de aprendizado. Mente fechada e altamente crítica. Inflexibilidade para aceitar idéias e pensamentos alheios. Extremamente detalhista e rígido no nível mental. Frieza emocional por ser extremamente racional, mostrando insensibilidade e indiferença em situações onde o afeto é fundamental. Atua na conexão entre corpo e mente.
ESTADO POSITIVO:
Equilíbrio mental e emocional; físico relaxado e mente aberta.
Compassivo, tolerante consigo mesmo, gentil, seguro e equilibrado; vitalidade e clareza. Conforto e crescimento espiritual através da reconciliação da alma com o corpo. Relaxamento, rejuvenescimento, estado meditativo e clarividência.
" Óleo da comunicação " e " da pureza de pensamento ".
Atua no sistema nervoso. Consciência ampliada no padrão mental - mente aberta para novas idéias, filosofias, pontos de vista; idéias e comportamentos mentais antigos e restritivos são desfeitos, permanecendo o que realmente é valioso - tudo isso incorporando as novas idéias e filosofias.
Aceitação da guiança da intuição, quando ouvimos sua voz que vem de uma mente clara e limpa, de um coração amoroso para comunicarmos nossas idéias e pensamentos, colocando-nos em contato com nossas propostas de vida no plano físico, profissional, afetivo e amoroso.
Expressão pessoal clara e simples sobre quem somos e o que fazemos - significa que estamos desempenhando a nossa parte para o bem-estar, a evolução do planeta e de nossos irmãos.
A Lavanda, conhecida pelas suas propriedades purificadoras, curadoras, desintoxicantes e cicatrizantes, oferece-nos muitos benefícios. Conhecida como o "Rescue" ou o socorro da aromaterapia, deve estar sempre disponível, na bolsa ou na maleta.
Situações como picada de insetos (até mesmo aranha, cobra e escorpião) podem ser auxiliadas pela lavanda, que ajuda o corpo a eliminar o veneno, através dos rins. Devemos nos lembrar da Lavanda como um verdadeiro antídoto contra venenos, incluindo ainda a intoxicação pelo álcool, cigarro, drogas, alimentos, considerando também os sentimentos e pensamentos que envenenam o corpo e a alma. A poderosa Lavanda tem um maravilhoso poder curativo.
Seu nome Lavanda é proveniente do latim "lavare" , que significa lavar. Não devemos ter nenhum receio de nos lavarmos com este maravilhoso óleo essencial.
FORMAS DE USO:
Banho, xampu, condicionador e sabonete líquido neutro, massagem com óleos carreador de semente de uva; spray para o ambiente e difusor.
COMBINA BEM COM:
Todos os óleos essenciais, sem exceção.
CUIDADOS:
Evitar o uso do óleo nos três primeiros meses da gravidez. 

LEMONGRASS - CYMBOPONGON CITRATUS
 http://www.sokai.com/uploads/1/1/8/5/11857080/1995032_orig.jpg
Principais componentes químicos: aliphatia aldehydes (80%) - relaxante e calmante do sistema nervoso.
CARÁTER DO ÓLEO ESSENCIAL:
Claro e sábio.
ESTADO NEGATIVO:
Vontade fraca, insegurança para defender-se de personalidades fortes; não acredita em sua própria força; tem a mente fraca, apresenta dificuldades de aprendizado. Necessita sempre do referencial alheio para poder seguir na vida. Normalmente o aparelho digestivo é bastante frágil, particularmente em pessoas nervosas e tensas. Perda de apetite, por falta de força e energia. Colite e enterite podem ocorrer neste tipo de personalidade. Dor de cabeça, por pressão mental.
ESTADO POSITIVO:
Óleo da concentração e reflexão. "Só com solidão aprende-se a pensar. O silêncio é o esconderijo do sábio." Força de vontade e poder de decisão são evidenciados. Ter o caminho de sua vida em suas próprias mãos, segundo os comandos da mente esclarecida e bem direcionada. Habilidade de proteger-se contra personalidades dominantes. Determinação nas idéias com capacidade para dizer sim e não com firmeza. Livre para falar e fazer o que sente vontade com suporte da mente fortalecida. Poder de pensar sobre si mesmo e a vida com sabedoria, amor e determinação. Aprender com as lições da vida e com os outros.
FORMAS DE USO:
Banho diurno e noturno. Sabonete e xampu líquido neutro, de preferência preparado em farmácia de manipulação. Corpo, massagem na fonte e no abdômen, com óleo carreador de semente de uva Shirley Price; spray para o ambiente e difusor.
COMBINA BEM COM:
Lavanda, Limão.
CUIDADOS:
Evitar o uso do óleo nos três primeiros meses da gravidez. Usar em doses moderadas.

LIMÃO - CITRUS LIMON

http://www.umamulher.com.br/portalfeminino/upload/materia/agua-limao-01_05-09-12.jpg 
Principal componente químico: monoterpenos (90 - 95%) - estimulante e anti-séptico ambiental.
CARÁTER DO ÓLEO ESSENCIAL:
Estimulante, direcional e versátil. Purificador e direcional.
ESTADO NEGATIVO:
Depressão, letárgia e apatia; indecisão, fadiga e bloqueio mental;. mal humor e constante stress; pensamentos irracionais, seguidos de medo do que pode acontecer; descontrôle.
Bloqueio mental, por exaustão e fadiga. Com dificuldade de pensar antes de agir. Falta de compreensão, direção, equilíbrio e memória. Indecisão, amargura e ressentimento pela falta de abertura no nível mental.
Sentimento de estar sendo agredido o tempo todo (encontra inimigos em todos os lugares: no trânsito, no local de trabalho, no relacionamento familiar e entre amigos).Alteração freqüente de humor; péssimo comportamento.
Fadiga mental, com facilidade para a irritação. Dificuldade de concentração, turbilhão mental; resistência em ouvir a si mesmo e aos outros. Mente aprisionada na vida material em excesso. Desejo de aquisição material compulsiva. Tendência a sudoração do corpo em excesso, com forte odor. Desrespeito ao corpo físico em função de viver só no plano mental (mente ambulante). Tendência a circulação sangüínea e processo digestivo fracos, com acúmulo de toxinas e gorduras no corpo; falta de energia, que concentra-se em sua maior parte na cabeça. Pode ocorrer tanto a obesidade quanto a falta de apetite. Celulite e pele oleosa podem se manifestar neste padrão mental, com obesidade. Deficiência imunológica na fraqueza do corpo, sujeito a doenças viróticas e fúngicas.
ESTADO POSITIVO:
Clareza emocional e mental direcionada para o que se deve fazer, no sentido de ter bem estar; corpo e mente revigorados, vida saudável e alegre; propósito direcionado e vivacidade.
Este é o óleo da decisão assertiva. Na dúvida lembre-se do limão (o "óleo tira-dúvidas").
Relaxante, paz mental, ausência do medo da perda material. Ausência do conflito entre os pensamentos e os sentimentos. Clareza mental - o que mostra que os obstáculos freqüentemente são criados por nós mesmos. A tolerância - habilidade concedida pelo óleo essencial de limão - oferece harmonia interior, paciência e menor grau de ansiedade. Volta-se a caminhar nos próprio trilhos, bem direcionado por uma mente equilibrada e clara. Equilibra o ritmo mental exacerbado, beneficiando o processo digestivo e a circulação sangüínea a trabalharem corretamente. Direção, calma, concentração, vivacidade e vigor para a mente e saúde para o corpo.
Despertar e concentração no momento presente. Clareza de pensamento e boa memória, força e direção para tomar atitudes positivas com calma e direcionamento. Planejamento de projetos de vida e realização com determinação e sucesso, sem cansaço ou aborrecimento. Padrões emocional e mental equilibrados. Estado revigorante nos níveis físico, mental e emocional
FORMAS DE USO:
Banho, xampu, condicionador e sabonete líquido neutro, Massagem com óleo carreador de semente de uva. Spray para o ambiente; algodão embebido com uma gota do óleos, para a concentração em trabalhos que exigem muita concentração, como antes de exames, provas de vestibular, etc.

COMBINA BEM COM:
Laranja, Ylang ylang e Lavanda.
CUIDADOS:
Não usar o óleo puro sem diluição diretamente na pele.


YLANG YLANG - CANANGA ODORATA.
http://www.ojavanproducts.com/images/Cat_ylang_ylang.jpg
Principal componente químico: sesquiterpenes ( 40% ) - equilibra os sistemas nervoso, endócrino, respiratório, digestivo e reprodutor.
CARÁTER DO ÓLEO ESSENCIAL:
Estimulante, sensual, unificador e eufórico.
ESTADO NEGATIVO:
Tensão física e mental gerada pelo estresse; forte irritabilidade e impaciência; estresse emocional gerado pelo ressentimento e pela culpa.
Ansiedade, depressão, stress, frustração, irritabilidade, angústia, ciúmes, egoísmo, impaciência, timidez e obstinação, pressão arterial alta; medo da perda material; comportamento vingativo; mágoa e ressentimento; problemas cardíacos e coração fraco; frequentemente observa pessoas de maneira autoritária, não admitindo erros; inflexibilidade, intransigência, teimosia, coração fechado e resistente ao amor; recusa em ver a beleza da vida, com alegria.
ESTADO POSITIVO:
Calma e tranquilidade para o coração; auxilia no despertar para as belezas e verdadeiros prazeres da vida; conhecido como o "óleo do coração".
Fortalece o sistema nervoso; oferece autoconfiança , alegria, calma, entusiasmo, sensualidade natural.
O "zelador do coração". Coração tonificado e desperto para as alegrias e belezas da vida; entusiasmo; sensualidade e beleza interior, expressas através de gestos delicados e verdadeiros; tranqüilidade e confiança para administrar a vida material, com a confiança de que a vida nos concede tudo que necessitamos, se descobrirmos e tomarmos consciência de que somos gerados pelo poder do Amor Divinodedicado aos seres humanos na Terra. Relaxados com a ajuda deste óleo essencial, descobriremos que o que acontece de prazeiroso e alegre no exercício do viver, está também nas pequenas coisas da vida.
FORMAS DE USO :
Banho, sabonete, xampu, condicionador líquido neutro, massagem com óleo carreador de semente de uva; spray para o ambiente (usar em pequenas quantidades, pois em excesso causa dor de cabeça).
COMBINA BEM COM:
Laranja, Lavanda e Limão.
CUIDADOS
Usar em doses moderadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário