quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Perfeccionismo nem sempre é bom




Uma das características de personalidade que contribui para a baixa avaliação de si mesmo é o perfeccionismo: ninguém só tem bons resultados.

Perfeccionistas são aqueles que, não admitindo seus próprios erros, se veem obrigados a rever tudo o que fazem ou a fazer menos do que poderiam.

São pessoas com muita autocrítica e intimamente suportam mal frustrações: não podem errar porque isso implicaria grande fracasso e dor.

Quando inteligentes e imaturos, ficam expostos a uma frustração enorme: a de não conseguirem produzir conforme sua competência.

Tendem a se tornar frustrados e invejosos daqueles que, lidando melhor com frustrações, não se aborrecem tanto com seus erros.

Quando erramos ficamos tristes, fazemos autocrítica, aprendemos da experiência e, rapidamente, temos que nos "perdoar" e seguir em frente.

O ideal é só cobrar de si o empenho, o ato de ter feito o melhor que podia: o resultado negativo irá gerar tristeza, mas menos abatimento.

Há os que não se perdoam e ficam se martirizando, rememorando inúmeras vezes os erros cometidos: é uma autoflagelação improdutiva e inútil.

É extremamente improdutivo ficar "chorando o leite derramado". A intolerância consigo mesmo impede a pessoa de exercer suas potencialidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário