quarta-feira, 11 de junho de 2014

Dor ciática


A dor ciática ocorre devido um pinçamento do nervo ciático à altura das vértebras lombares, costuma provocar uma dor muito intensa que pode manifestar-se em qualquer ponto do recorrido do nervo, é descer, desde a coluna vertebral, passando pelas nádegas, pelo músculo e perna até os dedos mindinhos e hálux do pé. A dor de ciática expressa ira, pesar, tristeza e sensação de perda.

Podem fazer distintas interpretações dependendo da zona do nervo onde a dor é mais intensa, por exemplo: se a dor é mais forte na nádega, parte do corpo que simboliza o poder, encontrar-se bem “assentado”, expressa a dor e o temor que sentimos de perder nosso poder (dinheiro, prestigio, posição, etc.) e deixar de sentir-se uma pessoa valorizada.


Se a dor é mais intensa no músculo (apoio, projetos) ou na perna (avançar, ir para a frente) nos comunica que sentimos medo de enfrentar situações que manifestem nossa insegurança (uma separação, a perda do trabalho, etc.).

Como a perna representa a relação entre as pessoas, uma inflamação do nervo ciático na perna pode ser devido a que nos temos sentido traídos ou abandonado por algum familiar ou amigo que nos apoiava, ou pode expressar certa forma de culpa por havermos nos comportado de maneira falsa com alguém mais próximo.

A ciática recorre o trajeto do meridiano da bexiga segundo a medicina chinesa. Este meridiano é encarregado de eliminar de nosso corpo “águas usadas”, para evitar intoxicações. Simbolicamente, o ser humano também necessita eliminar suas velhas crenças, seus antigos costumes, e deixar de lado as “velharias” que contaminam nosso espírito; e deve adotar uma nova forma de pensar de acordo com o momento presente.

Quando o nervo ciático se inflama, nos indica um medo de mudança. Estamos acostumados a velhas crenças ou hábitos, a uma maneira determinada de vida que nos reportem certa estabilidade a qual não estamos dispostos a abandonar. “Medo de ir adiante, na nova direção que a vida traz”.

Também pode inflamar-se quando reprimimos nossa agressividade quando estamos aborrecidos com alguém com quem nos sentimos humilhados e não queremos nos submeter a seus conceitos. Pois bem, é alguém que detestamos e gostaríamos dar-lhe um bom pontapé; porém, ficamos só na intenção.

Pode se manifestar dor ciática em pessoas com problemas econômicos, com medo da pobreza e desconfiança do porvir. Ou naquelas outras que suportam excessivas responsabilidades, que aceitam qualquer encargo e são incapazes de dizer “não” por medo de que não lhes queiram.

Trata-se de indivíduos com falta de autoestima e de confiança em si mesmos.
Dobrar-se diante de alguma pessoa ou situação! Isso está relacionado com as vértebras L5 e S1 que expressam uma problemática de ação contrariadora por um parente dentro de um contexto sagrado. 

Às vezes se trata de conflitos de dupla opressão, de duplo compromisso ou de dupla direção, por exemplo: fidelidade / engano, segurança / liberdade. Também pode indicar um conflito relacionado com a sexualidade. Sexualidade fora da norma. Proibição de incesto.

Se afeta a nádega direita é mais provável que vivas um conflito afetivo. Se ao contrario, a origem está na nádega esquerda faz referência a um conflito profissional.

Se afeta a L4 e L5 expressa conflitos a normas, a regras, com os nossos colaterais, “eu não sou como os demais”.

Se afeta a perna direita: “Medo de necessitar de dinheiro”, de poder fazer frente às necessidades financeiras “no que me diz respeito”.

Perna Esquerda: "Não é possível dar tudo no plano material para as pessoas que eu amo”. 

Recomendações para recuperar a saúde física, emocional e espiritual:

Tomar consciência do apego aos bens materiais, sem se sentir culpado. É algo humano. Quando confiamos em nossa capacidade para satisfazer nossas necessidades, o apego material desaparece.

Dar-se conta da situação de sobrecarga para compensar sua falta de confiança e segurança e não voltar a cair nela.

Efetuar uma reorientação, uma mudança, mover-se interiormente.
Transmutar a humilhação em humildade e tratar de ser sincero consigo mesmo e com os demais.

2 comentários:

  1. Eu não tenho essas dores, mas muito bom ter este conhecimento caso venha a ter. Blog muito rico! ;)

    ResponderExcluir
  2. legal, otimo artigo, isso quer dizer uma serie de coisas, onde todo este problema vem da origem psicologica. a obesidade é devido a mal alimentação e as frustrações do cotidiano, levando a outros problemas chegando ao ponto onde o individuo trava tudo desda coluna passando pelo ciatico e enfraquecendo as pernas. Realmente tem muito sentido, ate mesmo estou passando pelas mesma situação.

    ResponderExcluir